O TEMA PROVOCADOR E AS PROJETAÇÕES

Uma proposta de pesquisa para o desenvolvimento curricular

“A pedagogia de projetos vê a criança como um ser capaz, competente, com um imenso potencial e desejo de crescer. Alguém que se interessa, pensa, duvida, procura soluções, tenta outra vez, quer compreender o mundo a sua volta e dele participar, alguém aberto ao novo e ao diferente. Para as crianças, a metodologia de projetos oferece o papel de protagonistas das suas aprendizagens, de aprender em sala de aula, para além dos conteúdos, os diversos procedimentos de pesquisa, organização e expressão dos conhecimentos.”

Barbosa e Horn

Jornada_2021

Como estratégia de concretização dos pilares – Arte, Autoconhecimento e Democracia – condutores da prática pedagógica da CASA de Aprendizagens –, trabalhamos com a Pedagogia de Projetos. Tal abordagem propõe que o processo da aprendizagem se estabeleça por meio da experiência. Assim, é construída uma conexão entre bebês, crianças e jovens e um projeto de pesquisa que desperte o interesse dos estudantes.

Tal concepção educativa desmistifica a ideia segundo a qual a pesquisa é propriedade dos meios acadêmicos e só se realiza efetivamente na universidade. E isso porque ela se fundamenta na observação empírica dos bebês, que desde seu nascimento, são investigadores natos. O esforço de pesquisa para que consigam se virar na cama, engatinhar, andar, falar, é muito grande e já os torna verdadeiros exploradores científicos.

Outra característica da Pedagogia de Projetos é a intencionalidade. Neste sentido, é essencial que os projetos de pesquisa sejam escolhidos a partir de objetivos que os educadores pretendam que bebês, crianças e jovens desenvolvam. Ou seja, objetivos com propósitos relacionados ao conjunto dos conhecimentos que os estudantes precisam construir.

A noção educativa de projetos

Abordar o conhecimento através de projetos requer a problematização de situações reais, instigando a curiosidade do estudante para além do já conhecido. Por meio da observação, interpretação e compreensão da realidade em parceria com o outro, ele é estimulado a estabelecer relações, comparações, análises e sínteses. E isso a fim de que seja possível transformar-se e transformar a sua realidade.

Além disso, a noção educativa de projetos transgride a ideia de que pesquisa é uma exclusividade acadêmica. Pois, de acordo com esta concepção, ela é entendida como atividade cotidiana. Diante disso, o espaço escolar assume outro significado: ele passa a ser o lugar da investigação, o lugar onde o dia a dia é problematizado, onde a vida se faz presente. Neste processo, há confirmação ou rejeição de hipóteses, confronto de ideias e argumentos, visando a ressignificação de conceitos.

Ao trabalharmos, na CASA de Aprendizagens, com projetos multidisciplinares, enfocamos a construção de uma escola implantada na realidade e aberta às diversificadas relações sociais. O planejamento multidisciplinar derruba as barreiras que separam as áreas do conhecimento e torna a escola um ambiente onde todos atuam com criatividade e responsabilidade. E o estudante, portanto, passa a ser coautor de sua aprendizagem, um agente do seu saber, que constrói e produz conhecimento com sentido e utilidade.

O tema provocador de experiências investigativas

Para tanto, da Primeiríssima Infância ao Ensino Fundamental II, trabalhamos com a orientação de um tema provocador de experiências investigativas. Este, que dá origem a duas projetações anuais – 1º e 2º semestres –, é discutido nas Jornadas Pedagógicas, as quais acontecem no início de cada período letivo. Nossos educadores definem então alguns eixos de pesquisa, relacionados a conjuntos multidisciplinares de diferentes áreas do conhecimento, e criam um mapa conceitual.

O tema provocador de experiências investigativas da Primeiríssima Infância ao Fundamental I se liga sempre à cultura popular brasileira. Nesta perspectiva, são exploradas as especificidades regionais e gerais relacionadas à constituição histórica de nosso país. Já o tema provocador das turmas do Ensino Fundamental II se abre para assuntos universais. E, deste modo, abrange modos de ser e viver de diferentes lugares do globo terrestre, bem como autores estrangeiros de grande relevância entre nós. 

A partir de tais diretrizes, o tema provocador é levantado pelos próprios estudantes. E isso com o intuito de despertar o interesse dos sujeitos de pesquisa dentro de um contexto significativo. No entanto, esta dinâmica não deixa de ser assistida pelos educadores, enquanto as projetações são elaboradas pelos tutores ou tutoras e seus assistentes. E, como já citado, tal elaboração é motivada pelo aprofundamento do tema em questão, bem como pela busca de desdobramentos a serem apresentados aos educandos. 

É por meio deste levantamento e de sua articulação nas projetações que têm origem os projetos da CASA de Aprendizagens. E, desta forma, a sua construção é tecida de modo efetivamente coletivo. Pois, além dos estudantes, professores, tutores e assistentes, também participam dos projetos os educadores-especialistas que, de forma prática e/ou teórica, proporcionam diversas experiências.

As Projetações Anuais

Projetação é uma palavra emprestada da Arquitetura, que significa “lançar para frente” e, portanto, remete à ideia de movimento. Consequentemente, ela contempla o dinamismo não só de nossa proposta para o desenvolvimento curricular, como o de nossos educadores. Pois se estes criam sua base teórico-prática de estudos é a fim de se prepararem para o inédito e o inesperado dos estudantes durante as investigações.

As Projetações do 1º semestre, por meio do tema provocador de experiências investigativas, são fios condutores preparatórios para as do 2º semestre. Elas são concluídas com uma instalação, que dá visibilidade ao processo de aprendizagem que foi trilhado. Instalação esta que, por sua vez, se apresenta como fruto das pesquisas de cada estudante e/ou grupo de educandos.

Já no 2º semestre, o tema provocador parte sempre de um texto teatral. Este possibilita um trabalho interdisciplinar com diversas áreas do conhecimento e dá origem ao tema específico de cada turma. Ao mesmo tempo, o texto teatral é o ponto para o qual culminam todas as investigações e realizações desenvolvidas durante o ano, relacionadas aos conteúdos do currículo escolar. Por isso ainda, a finalização de cada ano letivo é coroada com a encenação do texto apresentada pelos estudantes.

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